sexta-feira, 27 de maio de 2011

Verão de um jeito, inverno de outro

Os animais que mudam de cor sazonalmente


O camaleão fica com toda a atenção, mas não é o único animal capaz de mudar de cor.
Em poucos lugares é mais difícil se esconder de um predador do que no extremo norte do planeta. Por um lado, um animal completamente branco é visível durante a primavera, quando aparece a vegetação de tundra. Por outro, a pelagem cor de terra é extremamente fácil de identificar na neve.
Assim, alguns animais desenvolveram mecanismos extremamente engenhosos para se esconder: eles mudam de cor de acordo com a época do ano. 
 
Foto: Walter Siegmund

A Lebre-Americana
 
Também chamada de lebre de variação e lebre-do-sapato-de-neve, habita o norte do Canadá. Ela tem as patas desproporcionalmente grandes, para impedir que afunde na neve, e cobertas de pelos, para não congelar. 

 Foto: James Lindsey

 O Arminho

Um carnívoro pequeno, mas corajoso – coelhos maiores que ele fazem parte da sua dieta. Seu nome vem de Armênia, país onde se pensava que a espécie havia surgido. Já foi considerado um símbolo de má sorte da Irlanda. 

Fotos: Marek Œlusarczyk E Òmar Runolfsson

O Lagópode-Branco
 
Seu nome vem do grego, significando “pés de lebre”, o que faz referência às suas patas com penas, uma característica incomum entre as aves. Esta ave também é surpreendentemente tranquila quando um humano tenta se aproximar, provavelmente por ter poucos predadores.

 Fotos: Per Harald Olsen e Ansgar Walk


A Raposa-do-Ártico
 
O nome finlandês da aurora boreal, revontulet, significa “fogo de raposa” – referindo-se à Raposa-do-Ártico. Acredita-se que há uma delas correndo tão ao norte que a ponta de seu rabo corta o céu, criando faíscas: a aurora boreal, talvez o mais belo espetáculo do céu.



fonte: IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário