terça-feira, 5 de julho de 2011

Uma opção para filtrar água

Universidade norte-americana cria método simples, barato e eficiente de retirar impurezas da água


Em julho do ano passado, a ONU votou e aprovou uma sanção que declarou o acesso à água potável como direito universal. Nessa ocasião, a organização divulgou um dado: 900 milhões de pessoas no mundo têm dificuldades de conseguir água limpa. Para ajudar a resolver esse problema a pesquisadora Wei Gao, da universidade norte-americana Rice, desenvolveu um tipo de areia para filtrar a água e deixá-la potável. 

 


Na verdade, a técnica de usar areia para filtrar água já é muito usada em diversas partes do mundo. Funciona quando o objetivo é retirar partículas grandes, mas não retém metais pesados e outras toxinas. O tipo de areia desenvolvido na Universidade de Rice usa óxido de grafite (substância usada na produção de lápis) para filtrar os metais pesados.  

Nos testes, porções de água foram contaminadas com mercúrio e rodamina B (espécie de corante) e passaram pelo filtro de areia com óxido de grafite. O resultado foi que a água ficou tão limpa quanto se tivesse passado pelos filtros “profissionais” que são vendidos nas lojas. O melhor disso tudo é que essa é uma maneira barata e simples para purificar a água. A areia é abundante e o óxido de grafite é produto barato. 

 

Fonte: Redação Galileu

Um comentário:

  1. Amei a idéia... pq água nós temos sim, a questão é ser adequada ao uso..

    ResponderExcluir