domingo, 10 de abril de 2011

Água e Clima


Setenta por cento do corpo de um homem adulto é constituído de água. Da mesma forma, setenta por cento do nosso planeta é formado por água. Contudo, somente 3% desta água é própria para o consumo humano. Além de pequena, esta porcentagem está ameaçada, o que despertou a preocupação das autoridades em todo o mundo, levando à instituição, pela Organização das Nações Unidas (ONU), do Dia Mundial da Água – dia 22 de março – a partir de 1993. 

A contaminação da água compromete todas as formas de vida, sendo que, segundo relatório da ONU (2010), mais pessoas morrem devido ä poluição e contaminação da água do que todas as formas de violência juntas, incluindo as guerras. Um sexto da população mundial não tem acesso à água potável. Por dia, mais de seis mil crianças morrem por contato com água poluída e mais da metade dos leitos hospitalares do mundo é ocupado por pessoas com doenças relacionadas com a água contaminada (ONU, 2010).

A poluição e a contaminação da água são fatos irrefutáveis. Nossa missão é encontrar meios para reverter e minimizar esses processos. Isto implica em comprometimento dos governos, com a criação de Leis e o fomento à Pesquisa para o desenvolvimento de novas tecnologias que tornem exeqüíveis esses meios. 

Além disso, é premente o envolvimento da sociedade, com a mudança de hábitos e padrões de consumo. Cada brasileiro consome, em média, 300 litros de água por dia, enquanto apenas metade disso seria suficiente para suprir todas as suas necessidades. Mantendo-se os padrões mundiais de consumo, até 2025, duas em cada três pessoas sofrerão de escassez moderada ou grave de água (ONU, 2010).

Nenhum comentário:

Postar um comentário