domingo, 10 de abril de 2011

Tem certeza que é uma cobra?

Espécie de lagarta usa camuflagem para se proteger

 


Você acreditaria se dissessem que este animal não é uma cobra? Pois então pasmem, ele não é. Trata-se de uma lagarta muito pouco conhecida, cujo nome científico é Hemeroplanes cartepillar. Ela habita as florestas úmidas do México e da América Central e é dificilmente avistada.
 
Sua aparência normal não é essa – diga-se de passagem, bem assustadora. Tal transformação ocorre quando ela se sente ameaçada, ganhando assim cores, olhos e formatos de uma cobra. A espertinha ainda simula ataque - mesmo que inofensivos, já que não são venenosas. A lagarta eleva a metade superior do seu corpo a partir da superfície e inflando para parecer uma jararaca e assustando o possível predador. 

Infelizmente esse é mais um, dentre os muitos animais, que estão ameaçados de extinção. O crescente desmatamento das florestas está acabando com o habitat natural desses bichinhos. Caso essa destruição não seja interrompida, há uma grande possibilidade dessas lagartas desaparecerem totalmente e assim perdermos mais uma espécie rara da natureza.

 

Um comentário:

  1. Uma coisa evidente: só os "belos" merecem ser preservados. Pandas, mico-leões, onças, etc., são animais que têm um considerável número de defensores da causa preservacionista. Nossa amiga Hemeroplanes, assim como outros seres que causam uma certa repugnância a algumas pessoas, estão, além de o triste caminho de extinção, carentes de pessoas que também assumam o discurso de que todo e qualquer ser vivo deve ter sua existência defendida...Pensava eu, aqui com os meus botões, será que a extinção do ser humano causaria algum impacto no equilíbrio do meio?

    ResponderExcluir